domingo, 24 de abril de 2011

Prevenindo acidentes dentro de casa


Ilustração: Claudia Marianno

O ambiente doméstico engloba muitas áreas de perigo com possibilidades de acidentes. Para detectar mais facilmente estes locais em sua casa, imagine-se do tamanho do seu filho. Uma forma prática é se ajoelhar ou agachar. Assim fica fácil perceber o que fica próximo e ao alcance da curiosidade infantil. Observando atentamente cada ambiente é possível encontrar locais e objetos que podem provocar acidentes e quando nos conscientizamos destes potenciais perigos, podemos tomar adequadas ações preventivas.

MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO AMBIENTE DOMÉSTICO:

PISOS:


Pisos lisos e escorregadios podem causar tropeções e quedas, por isso, a opção por pisos antiderrapantes é o ideal em ambiente com crianças

A presença de alguns tipos de tapetes pode facilitar tropeções tanto das crianças, como dos adultos que carregam crianças no colo. É importante se certificar que o tapete seja fixo o suficiente para não ficar se movendo, o que aumentaria os riscos de escorregões.

PORTAS:

As crianças podem ferir os dedos ao fechar portas. Uma forma de prevenir tais acidentes é a colocação de dispositivos que travam as portas, dificultando o seu fechamento.

Portas de vidro aumentam os riscos de acidentes graves, com cortes, por isso, é importante avaliar formas que impeçam as crianças de se aproximarem delas.

JANELAS:

Recomenda-se a colocação de Redes de Segurança em todas as janelas, varandas e áreas de serviço, mesmo nos primeiros andares de casas e edifícios.


ESCADAS:

Piso antiderrapante e corrimão são indispensáveis nas escadas. Também é indicado o uso de portão de segurança no final e no início das escadas.


LAJES:

O ideal é que as crianças não tenham acesso a lajes sem proteção.


MÓVEIS:

As quinas de mesas devem ser protegidas com material almofadado, para evitar ferimentos na região da cabeça.

As gavetas podem ser mantidas fechadas com dispositivos que as travam e impedem sua abertura.


TOMADAS:

Todas as tomadas devem ser tampadas com protetores plásticos e a fiação elétrica precisa ser mantida em boa conservação, sem fios desencapados, ou expostos.


OBJETOS CORTANTES:

Todos os objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, chaves de fenda, serrotes, furadeira, pregos, parafusos, agulhas e alfinetes, devem ser mantidos fora da visão e do alcance das crianças.


ARMAS DE FOGO:

O ideal é não possuí-las. Mas quando elas existem no ambiente domiciliar, precisam ficar totalmente fora da visão e do alcance das crianças.


PEQUENOS OBJETOS:

As crianças podem colocar corpos estranhos nas narinas, nos ouvidos e até mesmo degluti-los, por isso, é importante observar atentamente o ambiente para que nenhum pequeno objeto como moedas, grãos, sementes, botões anéis, etc, possam ser apanhados pelas crianças.



ANIMAIS DOMÉSTICOS:

Os animais domésticos, ainda que normalmente dóceis, instintivamente podem ferir as crianças, por isso, não se deve confiar totalmente no bom comportamento dos animais que convivem na família.


PREVENINDO QUEIMADURAS:

EVITANDO ACIDENTES NA COZINHA, COM FORNO E FOGÃO:


Durante a preparação dos alimentos, as crianças não devem ficar na cozinha. Líquidos quentes e alimentos não devem ser manuseados próximo das crianças, pois a natural curiosidade delas torna estes momentos muito perigosos.


Não é recomendável carregar as crianças no colo enquanto estiver mexendo em panelas no fogão ou manipulando líquidos quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.

Por isso, convém sempre utilizar as panelas nas bocas do fundo do fogão, assim, como manter os cabos voltados para trás, para evitar que as crianças entornem os conteúdos sobre elas. O uso de protetores de fogão é um cuidado a mais para evitar que a criança tenha acesso às panelas.


Durante o uso do forno, também se recomenda manter as crianças longe da cozinha, dado o risco elevado de queimaduras apenas com o toque no tampo ou nas laterais do fogão.


As toalhas compridas devem ser evitadas. As criancas podem puxá-la e derrubar utensílios e líquidos quentes sobre elas.


EVITANDO ACIDENTES COM FÓSFOROS, ISQUEIROS E ÁLCOOL:

Frascos de álcool, isqueiros e fósforos devem ser guardados em local inacessível para as crianças.

Crianças não devem manusear fogos de artifício ou bombinhas.

Cuidado com cigarros acesos em cinzeiros e com velas acesas em casa. Os cigarros devem ser apagados imediatamente e nunca devem ser deixados nos cinzeiros até que se apaguem. As velas devem ser acesas em recipiente fundo ou em prato com água e devem ser apagados imediatamente ao sair de casa ou do recinto onde elas se encontram.

Não se recomenda acender churrasqueiras com álcool.


EVITANDO ACIDENTES COM FERRO DE PASSAR ROUPA:

O Ferro de passar roupas deve ser guardado em local seguro e inacessível para as crianças.

Durante o seu uso, as crianças não devem estar próximas, pois podem puxar o fio com riscos de causar ferimentos de queimadura.

EVITANDO ACIDENTES COM AQUECEDORES E LAREIRAS:

Os aquecedores portáteis precisam ficar bem distantes das crianças;

Manter jornais, revistas e roupas longe de lareiras, aquecedores e radiadores.


PREVENINDO INTOXICAÇÕES E QUEIMADURAS QUÍMICAS:

Produtos de limpeza, detergentes, desinfetantes, soda cáustica, água sanitária, inseticidas e remédios, em todas as suas apresentações, precisam ser mantidos em local alto e trancados.

As embalagens de segurança não garantem que a criança não consiga abrir as tampas.


No momento de administrar medicações às crianças, convém não se referir ao remédio como um doce, mas como algo que merece cuidado e que só deve ser manipulado por adultos. Do contrário, os pequenos podem ver os fármacos como algo inócuo e agradável de tomar ou comer.

Da mesma forma, como as crianças tendem a imitar os adultos, é importante evitar tomar medicamentos perto delas.

As plantas ornamentais, com espinhos e plantas venenosas, a exemplo de “comigo ninguém pode”, “saia branca” e “ espada de São Jorge”, devem ser mantidas longe do alcance das crianças.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...