quarta-feira, 11 de abril de 2012

Parvovirose (Eritema Infeccioso)




O que é Parvovirose?

Parvovirose é uma infecção viral, também conhecida como “Eritema Infeccioso” e é causada pelo parvovírus B19. É mais comum em crianças do que em adultos. A Parvovirose é uma das cinco doenças que causam exantema (manchinhas vermelhas na pele). As outras quatro são: sarampo, varicela, rubéola e roséola. Por este motivo, a Parvovirose ou Eritema infeccioso também é conhecida como a “Quinta Moléstia Infecciosa”.

Como se pega a Parvovirose? O vírus se transmite por contato direto com as secreções, como a saliva, a expectoração ou a secreção nasal, quando a pessoa infectada tosse ou espirra. Após um período de incubação entre 5 a 20 dias após o contato com o parvovírus B19, a criança pode manifestar um exantema. A transmissão do parvovírus B19 já começa no período em que o quadro clínico parece apenas um resfriado. Diferentemente das outras quatro doenças exantemáticas citadas anteriormente, quando o exantema aparece, a transmissão já diminui muito. O parvovírus também pode ser transmitido através do sangue. Uma mulher grávida e infectada com parvovírus B19 também pode transmiti-lo ao seu bebê.

Quais são os sintomas? Os primeiros sintomas são geralmente leves e inespecíficos como: febre, coriza e dor de cabeça. Em pessoas adultas e saudáveis normalmente não há qualquer sintoma. Nas crianças, a infecção pode causar o exantema, ou vermelhidão, principalmente nas bochechas, também conhecida por se assemelhar a uma reação após bofetadas, podendo se estender por todo o corpo e, às vezes, causar coceira nas solas dos pés. A duração do exantema pode se prolongar até 3 semanas. Em mulheres grávidas, a infecção pode causar aborto e mal formação, porém com menor frequência do que a rubéola congênita, sendo importante o afastamento da criança infectada, para não haver a transmissão.

Há tratamento para a Parvovirose? A Parvovirose é geralmente uma infecção muito leve e a recuperação das crianças e adultos pode ser completa. Não há um tratamento específico, apenas medicações para alívio da febre, e do mal estar.

Há prevenção? Não existe ainda uma vacina disponível licenciada para a prevenção da infecção por Parvovírus B19.

Algumas medidas para diminuir a transmissão da infecção: Lavagem adequada das mãos com água e sabão
Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Evitar tocar os olhos, nariz e boca
Evitar contato com pessoas doentes
Ficar em casa quando estiver doente









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...