quinta-feira, 26 de maio de 2011

A vacina contra a gripe





A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, mas geralmente, a pessoa infectada tem febre, tosse, dores musculares e mal-estar generalizado. A gripe pode ser muito grave principalmente em crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes e imunodeprimidos (pessoas com baixa imunidade). As infecções graves evoluem com pneumonia e até mesmo insuficiência respiratória.

É importante vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe é muito importante e pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida. O vírus influenza modifica-se com frequencia e, por este motivo, a cada ano, a composição da vacina é atualizada com os vírus mais freqüentes na população. Neste ano, a vacina que está sendo utilizada tanto nos Postos de Saúde como nas clínicas privadas é trivalente e é composta pelos vírus H1N1 e mais dois vírus sazonais. A vacina contra gripe protege somente contra a infecção por estes três vírus influenza, ou seja, ela não protege contra infecções causadas por outros vírus.

A vacina causa gripe?
A vacina é composta por fragmentos de vírus mortos, sendo assim, ela não tem a capacidade de provocar a doença. É importante lembrar que há outros vírus que causam infecções respiratórias e é possível pegarmos uma infecção por outro vírus respiratório bem na época em que tomamos a vacina da gripe. Quando isto ocorre, muitas pessoas podem achar que foi a vacina que causou a sua doença, mas não é bem assim.

Quantas doses da vacina as crianças devem tomar?
Para crianças entre 6 meses e 9 anos de idade: se é a primeira vez que a criança está tomando a vacina contra gripe, devem ser aplicadas duas doses com intervalo de um mês entre elas. Se a criança já foi vacinada anteriormente, basta uma dose anual.

Existe uma exceção à esta regra: se a criança tem de seis meses de vida a 9 anos e a sua única vacinação contra a gripe foi em 2010 nos Postos de Saúde (durante a campanha), ela recebeu somente a vacina contra H1N1. Neste caso, ela deverá receber duas doses da vacina trivalente, pois é a primeira vez que ela recebe a vacina contra os vírus sazonais.

Para crianças maiores de 9 anos e para os adultos: mesmo que seja a primeira vacinação, basta uma dose da vacina por ano.

Há contra-indicações para a vacina contra a gripe?
A vacina não deve ser aplicada durante processos infecciosos ou se a criança estiver com febre. Se a criança for alérgica a ovo de galinha ou a neomicina (antibiótico), a vacina também está contra-indicada. Se há algum histórico de Síndrome de Guillain-Barré (doença neurológica), converse com o seu médico antes de se vacinar.

Atenção!

A avaliação periódica da criança pelo seu pediatra é fundamental e não há ninguém melhor do que o seu médico de confiança para avaliar e fornecer indicações e informações personalizadas para o seu filho.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...