quinta-feira, 23 de junho de 2011

Diferentes Tipos de Termômetros

A palavra termômetro vem do grego “thermo” que significa quente e “metro” que significa medida. Termômetro é, portanto, o instrumento que mede a temperatura.
Para verificar com precisão a temperatura, principalmente no cuidado de crianças pequenas, o uso do termômetro é essencial. Se você ainda não tem um, inclua esse item na sua farmácia doméstica, sempre tomando o cuidado de mantê-lo longe do alcance das crianças.
Com a variedade de termômetros disponíveis no mercado hoje em dia, qual tipo a ser comprado e como utilizá-lo são as principais dúvidas de pais e mães.


Os tradicionais termômetros de mercúrio já não são recomendados devido aos riscos relacionados à liberação deste metal no ambiente. Quando este tipo de termômetro se quebra, o mercúrio vaporizado pode ser inalado com sérias conseqüências para a saúde, por isso, tem surgido no mercado uma grande variedade de termômetros digitais.
A precisão na medição da temperatura varia de acordo com o tipo de termômetro.





Os termômetros digitais utilizam sensores de calor eletrônicos para o registro da temperatura do corpo. No Brasil, a temperatura é medida na região da axila (em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, a temperatura oral é muito utilizada).
Quando a medição é axilar, o cuidado é para que o sensor fique em contato com a pele e não com as roupas, impedindo a exata medição da temperatura corporal. Aguarda-se o apito e a temperatura está registrada. Se, por acaso, você ainda utiliza termômetro de mercúrio, deve deixá-lo na axila por cinco minutos para poder ler a temperatura.




Os termômetros auriculares ou timpânicos são outra opção prática e rápida tanto para os bebês como para as crianças maiores. Este tipo de termômetro utiliza raio infravermelho para medir a temperatura no interior do canal auditivo. Se você for comprar um termômetro deste tipo, certifique-se de que há conversão para graus Celsius, pois uma boa parte deles só mostra a temperatura em graus Farenheit. Os pais que usam termômetros axilares costumam ficar espantados com a rapidez e facilidade na medição da temperatura com o termômetro auricular.






Outra opção, ainda não totalmente validada quanto a sua confiabilidade, é o termômetro da artéria temporal, que utiliza um scanner infravermelho para medir a temperatura da artéria temporal na testa da criança.






Há ainda o termômetro digital tipo chupeta, de fácil uso para os bebes, sendo, contudo menos preciso.


Considera-se febre a temperatura axilar acima de 37,3° C. Se a temperatura medida for retal, oral ou auricular, ela é 0,5°C mais alta do que a axilar da mesma pessoa.
Seja qual for o método, certifique-se de ler atentamente as instruções que acompanham o termômetro. Após cada uso, limpe a extremidade do termômetro com álcool ou sabão e água morna. Por razões de segurança e para certificar-se que o termômetro permaneça no lugar, nunca deixe a criança sozinha enquanto estiver aferindo a sua temperatura.
Se você deseja obter um termômetro único, ou seja, de uso geral para toda a família, o termômetro digital regular é provavelmente a melhor opção.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...