quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vacinação contra o sarampo





O que é o sarampo?
É uma doença causada por um vírus, que se manifesta com erupções cutâneas (manchas avermelhadas na pele, também chamadas de exantema), febre, coriza, mal-estar geral, conjuntivite, tosse. Há uma inflamação de todo o trato respiratório alto (nariz, faringe, amigdalas) que pode progredir para os pulmões. É uma doença potencialmente grave principalmente em crianças.

O Ministério da Saúde define como caso suspeito de sarampo: “Todo paciente que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite; ou todo caso suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior”.
(Guia de Vigilância Epidemiológica/ SVS/MS/Devep.- 7ª ed.- Brasília: Ministério da Saúde, 2009).


Como se adquire o sarampo?
A doença é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias que são eliminadas pelo doente quando ele tosse, fala, respira ou espirra. É uma doença muito contagiosa e a transmissão pode ocorrer em locais públicos onde haja uma pessoa doente. A transmissão é ainda maior em ambientes fechados como escolas e creches.

Como se previne o sarampo?
A prevenção é feita com a vacina contra o sarampo, a qual já faz parte do calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização. Para crianças até 6 anos de idade, a primeira dose é feita com 1 ano de idade, sendo necessário um reforço entre 4 e 6 anos de idade. A vacina contra o sarampo é aplicada juntamente com a vacina contra a caxumba e a rubéola (vacina tríplice viral ou MMR que em inglês significa Measles, Mumps, Rubella). Isto quer dizer que as crianças que estão com a carteira de vacinação em dia estão protegidas contra o sarampo. Se o seu filho tem menos de 1 ano de idade e tiver contato com algum caso suspeito de sarampo ou se estiver planejando uma viagem internacional, procure orientação médica.

Para as crianças maiores de 7 anos e adolescentes até 19 anos que não tomaram a vacina anteriormente, é necessário aplicar uma dose da vacina e uma dose de reforço 2 meses após. Já para os adultos entre 20 e 59 anos que não foram vacinados anteriormente, recomenda-se a aplicação de uma dose da vacina.

Devo me preocupar com o sarampo no Brasil?
Em abril de 2011, a Organização Mundial de Saúde informou que havia uma intensa circulação do vírus do sarampo na Europa. Hoje, o sarampo já está presente em 30 países da União Européia, sendo que a França é o país com maior número de casos, tendo notificado quase 5000 casos no primeiro trimestre de 2011. Há também a confirmação de surtos na Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, Chile e Argentina.

Em épocas de feriados prolongados e férias, há um maior deslocamento de pessoas entre os continentes e, por este motivo, temos uma maior possibilidade de disseminação do sarampo entre os países. Por este motivo, foram reforçados os alertas para os casos suspeitos de sarampo para que se assegure a interrupção da circulação do vírus.

No Brasil, em 2010 foram notificados surtos de sarampo em três estados: Pará, com três casos; Rio Grande do Sul, com confirmação de oito casos; Paraíba, com 61 casos, não tendo ocorrido nenhum caso fatal. Em 2011, até o momento, foram identificados três casos confirmados de sarampo em território brasileiro, todos relacionados à importação do vírus circulante na Europa. Um dos casos ocorreu no estado de São Paulo.

Com todas estas evidências do retorno do sarampo no mundo e no Brasil, precisamos sim nos preocupar com o sarampo e a melhor forma de controlar a disseminação é prevenir a doença. Se o seu filho estiver com as doses atrasadas, procure o seu pediatra ou vá a um posto de saúde para colocar as doses em dia. Afinal, todos nós sabemos que o melhor tratamento é a prevenção.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...