domingo, 11 de dezembro de 2011

Crianças roncam?

Ilustração: Claudia Marianno

Crianças podem roncar algumas vezes e isto não significa que exista uma patologia associada causando este sintoma. Porém, a frequência e a forma como este ronco se apresenta, acaba mostrando que talvez a criança esteja sofrendo de um problema chamado Apneia Obstrutiva do Sono.

Apneia significa ausência de respiração. Quando uma criança tem apneia do sono, há uma grande dificuldade para respirar quando ela adormece. Sua musculatura relaxa e a via aérea fica parcial ou totalmente bloqueada pelas amígdalas e adenóides. Isto se torna perceptível através de um ronco alto e pausas na respiração durante o sono. A criança respira pela boca e baba no travesseiro. Muitas dormem com travesseiros altos. Ao acordarem, frequentemente ainda têm sono, pois descansaram mal. Podem apresentar dor de cabeça pela manhã e, muitas vezes têm sono durante o dia. Seu rendimento escolar muitas vezes cai, devido à sonolência.

As causas mais frequentes que levam uma criança a ter apneia do sono são:

· Aumento de adenoides e amígdalas: as amígdalas e adenoides são formações que desempenham um papel de defesa nas vias aéreas. Elas crescem rapidamente entre 2 e 7 anos de idade e, a partir daí, regridem de tamanho. Porém, quando crescem exageradamente, podem obstruir de tal maneira a via aérea, levando à apneia do sono.


· Rinite alérgica: a criança com alergia respiratória que tem sintomas nasais apresenta um processo inflamatório crônico na mucosa que reveste internamente o nariz. Isto faz com que esta mucosa fique espessa e obstrua bastante a passagem de ar, levando à respiração bucal e roncos.

· Obesidade: crianças muito obesas, assim como adultos, podem ter apneia do sono devido à própria obesidade.


Para se confirmar se uma criança tem Apneia Obstrutiva do Sono pode ser necessário um exame chamado Polisonografia. Para realizar este exame, a criança dorme uma noite na clínica, e seu sono é monitorado, para serem detectados os períodos de apneia, bem como a sua pulsação e a oxigenação sanguínea.


Uma vez confirmada a apneia obstrutiva, define-se o tratamento. No caso de uma criança com aumento das adenoides, o tratamento é cirúrgico e traz ótimos resultados.


Se o processo for alérgico, o tratamento é medicamentoso e um cuidado com o ambiente onde a criança dorme é fundamental. Veja detalhes no post http://pediatrio.blogspot.com/2011/10/acaros-do-po-como-evita-los.html


E, no caso de obesidade, logicamente um trabalho para a redução de peso deverá ser instituído.


Portanto, lembre-se: crianças roncando como adultos provavelmente precisam de ajuda, pois estão fora de sua condição normal.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...