terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bruxismo na infância



Bruxismo é o ato consciente ou inconsciente de ranger os dentes durante o sono.  Apesar de causar preocupação aos pais, é bastante comum na infância, atingindo principalmente as crianças entre três e seis anos de idade, que estão ainda na primeira dentição. Nesta fase, os dentes podem estar mal posicionados devido a uma diferença cronológica na erupção dos dentes de leite, fazendo com que a criança, ao ranger os dentes, busque uma posição de equilíbrio e mais confortável.

Além da dentição, há outros fatores que também podem causar o bruxismo, como a respiração bucal (alergias respiratórias) e fatores psicológicos relacionados ao estresse causado por muitas atividades durante a infância, acompanhadas das cobranças, sejam dos pais, da escola ou mesmo a autocobrança da criança.

Há fatores externos que também podem agravar o bruxismo, como dormir de luz acesa, com a TV ligada ou ficar muitas horas no computador antes de deitar, porque todos esses estímulos sonoros e luminosos interferem no ciclo do sono. Mesmo que a criança não acorde, estes estímulos podem se tornar um gatilho para o desencadeamento do bruxismo. Por isso, um ambiente tranqüilo para o descanso ajuda no bem-estar da criança.

Apesar de muito popular, a associação entre bruxismo e verminoses não tem comprovação científica.

O bruxismo não é uma doença, e sim um distúrbio que até os seis anos de idade é considerado normal. Entretanto, após os seis anos, o constante ranger dos dentes pode gerar problemas nas gengivas, desgaste acentuado do esmalte, alterações no formato dos dentes, podendo até chegar à perda.  O bruxismo também pode causar pressão nas articulações têmporo–mandibulares, provocando dores de cabeça, dores na nuca e na coluna.  

Se o bruxismo não trouxer consigo esses desconfortos, não há motivos para preocupação. Em caso contrário, é importante procurar o odontopediatra, um especialista em odontologia infantil, que vai avaliar a mordida e as formas de correção.

Para as situações de pressão na vida diária das crianças, a terapia de apoio psicológico pode auxiliar muito. Além disso, a prática de atividades de lazer e brincadeiras, assim como as atividades esportivas e artísticas ajudam na parte emocional da criança 
reduzindo o estresse e a ansiedade, diminuindo os episódios de bruxismo.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...