quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Impetigo

Apesar de muitas bactérias viverem na superfície da nossa pele, normalmente elas não causam infecções, porque a pele representa uma barreira de proteção.
Mas, algumas situações podem “quebrar” esta barreira favorecendo a instalação de infecção na pele.
As crianças podem apresentar alguns tipos destas infecções, sendo a mais comum o impetigo.
O QUE É IMPETIGO?
Popularmente chamado de “impinge”, o impetigo é uma infecção de pele causada por bactérias de dois grupos: Streptococcus e Staphylococcus. É muito comum entre crianças de 2 a 6 anos de idade, mas podendo também surgir em crianças maiores e em adultos, especialmente no verão.
Há basicamente dois tipos de impetigo:
  • Impetigo Comum: se apresenta com aspecto de feridas parecidas com picadas de insetos avermelhadas e em relevo. Costuma acometer mais a face e o agente mais comum é o Streptococcus.


  • Impetigo Bolhoso: no início, aparece como o impetigo comum, mas vai se transformando na forma de bolhas cheias de líquido purulento. Ao estourarem, as lesões adquirem uma aparência amarelada com uma crosta cor de mel. Costuma atingir mais os braços e pernas e o agente principal é o Staphylococcus.




Estas feridas podem coçar muito, o que facilita a sua disseminação para outras pessoas, assim como para outras partes do corpo da própria criança.
Na maioria das vezes, estas lesões aparecem primeiramente nos orifícios do rosto, como ao redor da boca e das narinas. Em seguida, eles generalizam pelo rosto e até para todo o corpo. Gânglios ou ínguas podem surgir ao redor destas lesões.
Apesar da presença de bolhas e pus, geralmente não há febre nem queda do estado geral da criança.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
As bactérias Streptococcus e Staphylococcus que causam o impetigo estão presentes em muitos lugares, inclusive na superfície da nossa pele sem nos causar dano algum. Porém, basta uma “porta de entrada” como um machucadinho ao redor do nariz depois de um resfriado, uma picada de inseto, ou um corte ou ferimento comum para que as bactérias atinjam camadas mais internas da pele com a instalação do impetigo.
A contaminação pelo Streptococcus ou Staphylococcus costuma ocorrer pelo contato direto de pele com pele. Contudo, também pode ocorrer através de roupas e toalhas compartilhadas e até através do manuseio de brinquedos.
COMO SE TRATA?
Se a infecção for leve, cuidados locais para manter a região afetada bem limpa são suficientes. Em alguns casos, porém, pode ser necessário o uso de pomadas com antibióticos ou mesmo o tratamento via oral com antibióticos.
Normalmente, depois de 48 horas de tratamento com antibióticos, ou quando as feridas começarem a melhorar, a infecção deixa de ser contagiosa.
O QUE SE PODE FAZER PARA EVITAR O IMPETIGO?
O impetigo pode incomodar bastante e causar uma aparência desagradável. E, como qualquer doença na infância, se não for adequadamente tratada pode complicar, provocando infecções de pele mais graves e deixando cicatrizes.
Para evitar a doença e a sua disseminação para outras pessoas da família, vale a pena tomar algumas medidas preventivas:
  • Lave diariamente a roupa, os lençóis e as toalhas da criança com o impetigo.
  • Não permita que outras pessoas usem a mesma toalha, sabonete e itens pessoais da criança.
  • O banho deve ser completo e diário.
  • As mãos das crianças devem ser lavadas regularmente e as unhas mantidas bem curtas.
  • Para quem cuida das lesões, é preciso lavar muito bem as mãos antes e depois da manipulação das feridas.
  • Durante o tratamento, é aconselhável usar roupas folgadas de algodão, para reduzir o atrito com a pele e, com isso, a disseminação das lesões.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...