domingo, 10 de julho de 2011

Alergia alimentar x Intolerância alimentar




Algumas pessoas podem sentir-se mal ao comerem um determinado alimento. Isto poderá ocorrer porque elas não conseguem digerir adequadamente o alimento ou porque elas têm uma alergia a ele. Alergia alimentar e intolerância alimentar são freqüentemente confundidas, mas sua origem, os sintomas decorrentes de ambas, bem como o seu tratamento são bastante diferentes.

Alergia alimentar: o organismo de algumas pessoas reconhece alguns alimentos como estranhos e nocivos e desencadeia-se a formação de anticorpos contra este alimento. Estes anticorpos permanecem na circulação para sempre e, quando a pessoa ingerir o alimento novamente, será desencadeada uma reação alérgica, com a liberação de histamina, uma substância que causa os principais sintomas de alergia. Os sintomas podem ser imediatos ou aparecer horas após a ingestão do alimento, podendo variar de local e de intensidade. Pode ocorrer acometimento da pele, do trato respiratório ou gastrointestinal. Sintomas como vômitos, diarreia, dor abdominal, tosse, asma, urticária podem aparecer em decorrência de alergia alimentar. É o que acontece, por exemplo, com quem tem alergia a camarão e apresenta placas vermelhas pelo corpo após comer este alimento.

Intolerância alimentar: esta condição não envolve a produção de anticorpos. Na intolerância existe uma dificuldade na digestão do alimento. O exemplo mais freqüente é a intolerância à lactose, que é um açúcar do leite de vaca. Alguns indivíduos têm deficiência na enzima lactase, que digere a lactose do leite. Com isto, ao ingerir leite ou alimentos contendo leite de vaca, a lactose que não é digerida sobra no intestino, causando sintomas de gases, distensão e dor abdominal.

Ter alergia ou ter intolerância pode fazer uma grande diferença quando se quer tratar o indivíduo. Na alergia, a pessoa necessita se afastar totalmente do alimento. Na intolerância, algumas vezes é possível ingerir pequenas quantidades sem ter sintomas.

Falarei em breve sobre a alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose, explicando um pouquinho mais sobre cada uma destas condições.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...