domingo, 3 de julho de 2011

Sai a pirâmide, entra o prato




Quem não se lembra da pirâmide alimentar, que ensina as proporções ideais de alimentos que devem ser consumidos por dia? Até hoje ela é ensinada às crianças nas escolas. Mas, cá para nós, na hora de fazermos nosso prato ou o prato de nossos filhos, a pirâmide alimentar vem à mente? Acho que poucas pessoas respondem sim a esta questão.

Com base neste dilema e na grande quantidade de pessoas obesas, entre elas muitas crianças, o governo americano, encabeçado pela primeira dama, Michelle Obama, lançou no início de junho uma campanha que tem como ícone um prato. Nele, há quatro divisões não totalmente simétricas, que mostram os alimentos que devem compor a dieta diária mais adequada. O objetivo principal é fazer com que os indivíduos gravem de forma fácil as proporções de alimentos a serem consumidos.

Metade do prato se constitui de frutas e vegetais, o que já é um bom começo. A outra metade contém grãos e proteínas. Ainda há um círculo representando alimentos lácteos.

Além do prato há as seguintes recomendações:

Aproveite sua refeição, mas coma menos


Evite porções grandes


Faça metade do seu prato com frutas e vegetais


Troque o leite integral para desnatado ou semi-desnatado


Utilize pelo menos metade de grãos integrais


Compare a quantidade de sal em alimentos como sopas prontas, pão, alimentos congelados e escolha aqueles com menor teor de sal


Beba água ao invés de bebidas adoçadas

A mim, me pareceu mais fácil de lembrar, ao preparar meu próprio prato. E para você, ajudou? Se tiver interesse, visite o site criado para a campanha My Plate, que contém mais informações sobre este projeto.

http://www.choosemyplate.gov/







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...