Dos cinco sentidos humanos, é a visão o sentido que se desenvolve a partir de estímulos externos. A criança não nasce sabendo enxergar, ela “aprende” a enxergar.
O desenvolvimento visual se inicia ao nascimento, cerca de 90% da visão se desenvolve até os 2 anos de vida e o restante se completa até os 8-9 anos.
O olho está intimamente ligado ao cérebro e para haver um desenvolvimento normal da visão são necessárias boas condições anatômicas e fisiológicas do sistema visual, ou seja, olho, vias ópticas e centro da visão no cérebro em perfeitas condições.
O primeiro exame oftalmológico da criança já acontece na maternidade. O exame do olhinho permite diagnosticar patologias e especialmente avaliar se não há qualquer obstrução a passagem de luz para que a criança desenvolva a sua visão, uma vez que a criança precisa “ver” e captar os estímulos visuais para desenvolver este sentido.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda que o acompanhamento oftalmológico seja semestral até os 2 anos e, a partir daí, anualmente até os 10 anos de vida.
Mesmo sem falar, a criança nos seus primeiros anos, pode ser avaliada e muitas anormalidades podem ser corrigidas, quando diagnosticadas precocemente.
Além dos diagnósticos comuns de miopia, astigmatismo e hipermetropia, o exame com o oftalmologista avalia a presença de ambliopia (olho fraco), obstrução do canal lacrimal, catarata, malformações congênitas e tumores, como o retinoblastoma.
Ocasionalmente, na presença da ambliopia, o uso de tampão ocular pode ser indicado para garantir o desenvolvimento visual do olho mais fraco. A ambliopia nem sempre é percebida pelos pais, pois a criança fica enxergando com um só olho e a visão do outro não se desenvolve. Muitas vezes, a criança não gosta do tampão, mas o incentivo dos pais é fundamental para que o tratamento seja instituído o quanto antes e mantido pelo tempo necessário para a correção total.
Se for indicado o uso de óculos, as armações devem ser confortáveis, com lentes inquebráveis e de preferência com material resistente a riscos. É importante lembrar que a criança aceita melhor o uso de óculos quando ela pode participar da escolha da armação que lhe agrade.