quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cafeína na infância tem limite



A presença cada vez maior de cafeína na alimentação diária traz à tona a seguinte questão: há limite para a ingestão diária de cafeína?

Cafeína é considerada uma droga, pois atua no Sistema Nervoso Central, como um estimulante. Quando utilizada em baixas doses, ela promove uma sensação de alerta e maior energia para quem a utiliza.

Porém, tanto em adultos como em crianças que usam cafeína em grandes quantidades podem-se observar os seguintes sintomas: nervosismo, dor de estômago, dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, dificuldade para dormir. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis à cafeína e, mesmo ingerindo pequenas quantidades, podem apresentar insônia, dor de cabeça, irritabilidade e nervosismo.

A cafeína é encontrada em sua forma natural em produtos como café, chá e chocolate, mas pode ser adicionada a produtos como refrigerantes e bebidas energéticas, bem como a alguns medicamentos.

Embora as crianças não tenham o hábito de consumirem café, os refrigerantes possuem uma quantidade considerável de cafeína. Mesmo chás gelados (iced tea) podem conter tanta cafeína e açúcar quanto os refrigerantes.

O Canadá definiu normas para a utilização de cafeína em crianças, não se recomendando mais do que 2,5 mg de cafeína por Kg de peso, por dia, em crianças menores de doze anos de idade. Com base nesta recomendação e levando-se em conta a média de peso, a quantidade máxima de cafeína diária seria de:

45 mg/dia para crianças de 4 a 6 anos de idade;
62,5 mg/dia para crianças de 7 a 9 anos;
85 mg/dia para crianças de 10 a 12 anos.

Em adolescentes de 13 anos ou mais, deve-se seguir a regra de 2,5 mg/kg/dia, uma vez que, nesta idade, há uma variação grande de peso de um para o outro, devido à entrada em puberdade mais cedo ou mais tarde. Para adultos, a recomendação é de um limite diário máximo de 400 mg.

Uma vez sabendo o máximo permitido para as crianças, resta saber o quanto há de cafeína nos alimentos mais consumidos por elas. Vamos aos números:

1 lata de Coca-cola (355 ml) : 35 mg de cafeína
1 lata de Coca Zero (355 ml) : 47 mg de cafeína
1 lata de Pepsi (355 ml) : 38 mg de cafeína
1 barra de chocolate ao leite (40 g) : 14 mg de cafeína
1 barra de chocolate escuro (40 g) : 35 mg de cafeína
Café (200 ml) : 150 mg de cafeína
Leite com chocolate (200 ml) : 5 mg de cafeína

Observe que, se uma criança com idade entre 4 e 6 anos consumir uma lata de refrigerante, praticamente já alcançou seu limite aceitável de consumo de cafeína em um dia! Portanto, refrigerantes são os grandes vilões, não só pelo fato de serem doces e promoverem aumento de peso e obesidade, mas pelo fato de conterem cafeína em quantidade relativamente grande para o consumo infantil.

Para maiores informações acesse Health Canada:

http://www.healthycanadians.gc.ca/init/kids-enfants/food-aliment/nutrition/caf/index-eng.php

http://www.hc-sc.gc.ca/hl-vs/iyh-vsv/food-aliment/caffeine-eng.php







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...