sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Repelentes




Nesta época do ano, o calor e a chuva favorecem o aumento dos mosquitos e pernilongos. Além do grande desconforto causado pelas picadas, alguns destes insetos são transmissores de doenças potencialmente graves como a dengue e a febre amarela.


É sempre bom lembrar que todos nós devemos ter o cuidado de eliminar os criadouros de mosquitos e pernilongos mas, além disso, precisamos evitar as picadas destes insetos. Com tantos produtos no mercado, quais seriam os melhores produtos para os bebês e crianças?

Há basicamente três tipos de repelentes que podem ser usados por crianças.


Repelentes a base de DEET (N, N-Dietlyl-3-Methylbenzamide): p. ex. Off Kids® e Repelex Kids®
Repelentes a base de Icaridina: Exposis®
Repelentes a base de óleos vegetais essenciais: p. ex. Citronin®

No Brasil, os repelentes, mesmo os infantis, são liberados na bula a partir dos 2 anos de idade. Porém, se consultarmos outras fontes seguras, como as recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP), veremos que os repelentes são liberados para crianças menores. Os repelentes a base de DEET são liberados pela AAP a partir dos 2 meses de idade. Os repelentes a base de Icaridina são liberados nos EUA a partir dos 6 meses de idade. Eu particularmente, não costumo recomendar repelentes antes dos 6 meses de idade.

Algumas dicas importantes:

Qualquer repelente, mesmo os hipoalergênicos, podem causar alergias ou irritação na pele das crianças. Sendo assim, sempre faça um teste em uma pequena área do corpo antes de utilizar o repelente em áreas extensas.
Repelentes em spray devem ser aplicados em ambientes abertos para evitar a inalação do produto.
Nunca borrife o repelente sobre a face da criança.
Não utilize o repelente sobre feridas, mucosas ou sobre a pele irritada.
Evite produtos que combinam protetor solar com repelentes, pois a necessidade de reaplicação freqüente do protetor solar pode acabar expondo demais a criança ao repelente.
Sempre supervisione seu filho se ele mesmo estiver aplicando o repelente.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...