sexta-feira, 23 de março de 2012

Por que tomar a vacina da gripe todos os anos?



A vacina contra a gripe 2012 já está disponível nas clínicas particulares e em breve será aplicada também pelos postos de saúde do governo. É muito importante que crianças e adultos sejam vacinados. Crianças a partir dos seis meses de vida podem tomar a vacina.
Todos os anos, a composição da vacina é atualizada com base em dados fornecidos por uma rede mundial de Centros de Vigilância Epidemiológica da Gripe, inclusive do Brasil. Estes centros enviam as informações para a Organização Mundial da Saúde que define quais serão os três vírus que farão parte da vacina a ser aplicada no ano seguinte. Geralmente, a composição da vacina aplicada no hemisfério sul é diferente da do hemisfério norte, pois os vírus circulantes em cada hemisfério podem variar de um local para outro.

A vacina da gripe do hemisfério sul em 2012 contém o vírus influenza H1N1, um vírus H3N2 e um vírus influenza B. Ou seja, a composição da vacina de 2012 é a mesma da de 2011, porém, mesmo sendo iguais, é recomendado que pessoas que tenham sido vacinadas em 2011 repitam a dose em 2012, já que a validade da imunização é de apenas 12 meses.
A vacina é composta por fragmentos de vírus mortos, portanto não há a possibilidade da vacina causar a doença. Podem ocorrer efeitos colaterais como dor no local da aplicação, indisposição e até febre, porém, estes sintomas desaparecem espontaneamente em até 48 horas.
A vacina induz o organismo a produzir anticorpos contra os vírus influenza e esta produção começa, geralmente, 15 dias após a aplicação da vacina. Isto quer dizer que nós só estaremos imunizados 15 dias após nos vacinarmos contra influenza. Além disso, a quantidade de anticorpos atinge níveis ótimos no organismo dois meses após a aplicação da vacina e, por este motivo, é importante que as pessoas sejam vacinadas no outono (março, abril e maio). Desta forma, o organismo estará bem preparado para enfrentar o inverno, que é quando aumenta a ocorrência de gripe por influenza.
A gripe pode ser muito desagradável, causando febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, às vezes náuseas e um mal-estar generalizado. Isto pode ter um impacto negativo no nosso cotidiano, tirando o nosso ânimo para as atividades do dia-a-dia, podendo até nos obrigar a faltar no trabalho ou na escola.
Vocês poderiam pensar:
- Bem, se for só isso... não sei se vale a pena tomar a vacina...
O problema é que a gripe pode evoluir com complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, que podem ser causadas pelo próprio vírus influenza ou por bactérias que se alojam sobre a infecção causada pelo vírus. Em alguns casos, a gripe pode ser fatal. As populações com maior risco para complicações são as crianças menores de dois anos, idosos, pessoas com problemas de imunidade, doenças cardíacas, doenças pulmonares crônicas e gestantes. Estas pessoas devem ser vacinadas sempre e, para elas, o governo fornecerá a vacina gratuitamente nos postos de saúde. Já para as pessoas que não são consideradas de risco, a vacina pode ser obtida nas clínicas privadas, sendo que o preço costuma ser acessível. Acredito que os benefícios da vacina compensem o custo.
Para outras informações sobre a vacina da gripe, acessem o post “A Vacina Contra a Gripe”.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...