domingo, 20 de maio de 2012

O bebê caiu da cama!


Em geral o cenário é o seguinte: o bebê de quatro ou cinco meses foi colocado na cama, cercado de travesseiros, enquanto a mãe foi rapidinho ao banheiro. De repente, se ouve um BUMP! O bebê caiu no chão.
Eu costumo dizer aos meus pacientes, quando o bebê completa quatro meses, que aquele pequeno ser não é digno de confiança. Isto, porque nesta fase, o bebê já começa a ensaiar movimentos para os lados. Qual será o dia em que ele vai rolar? Só Deus e o chão sabem. Por isto, aviso a partir desta fase: bebês rolam e caem da cama.
Os bebês caem das camas com uma frequência não muito pequena. É um acidente relativamente comum e, apesar de assustar muito, raramente acontece algo mais sério. É claro que, se isto acontecer com você, há alguns cuidados a serem tomados. Primeiro, acalme-se, pois, nesta hora, quem fica pior é a mãe, que se sente culpada e ao mesmo tempo desesperada. A criança, muitas vezes chora mais de susto do que de dor, pois na maioria das vezes, nem hematoma aparece. Avalie cuidadosamente a criança, veja se há alguma limitação em seus movimentos. As fraturas costumam ser raras, mas observe se a criança continua se movimentando normalmente. Como algumas vezes os bebês caem e batem a cabeça, é sempre importante saber se não houve uma fratura de crânio ou uma concussão. Os principais sinais que devem ser observados nestas situações são:
Sinais de concussão:
  • Vômito persistente
  • Sonolência exagerada, a criança não responde aos estímulos
  • Perda da consciência
  • Presença de uma pupila maior do que a outra
  • Se a criança já andar, observe seu equilíbrio ou sinais de fraqueza
  • Em crianças maiores, observar se há problemas na fala ou na visão

Sinais de fratura de crânio:
  • Existência de uma área amolecida na região do crânio, principalmente na região lateral (acima ou abaixo da orelha)
  • Sinais de sangue no branco dos olhos
  • Saída de um fluido róseo pelo nariz ou pela orelha

Se o bebê está bem, não apresenta nenhum dos sinais ou sintomas descritos, provavelmente não aconteceu nada mais sério. Porém, continue observando suas reações por 24 horas. Não é necessário mantê-lo acordado durante a noite inteira. Observe durante o sono a sua respiração e sua cor.
Se, mesmo não havendo sinais de um problema mais sério, você ainda estiver insegura, converse com seu pediatra ou leve o bebê a um hospital para ser avaliado. Pecar por excesso também não faz mal.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...