quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vacinas do Posto x Vacinas particulares: quais são as diferenças? Parte 1



As vacinas do recém-nascido: BCG e hepatite B
Esta pergunta é muito frequente no consultório e a resposta não é igual para todas as vacinas, sendo assim, explicarei cada uma delas. Para não ficar muito cansativo, dividirei este assunto em algumas partes. Nesta primeira parte, falarei sobre as vacinas do recém-nascido: BCG e Hepatite B.


Vacina BCG
Esta vacina pode ser aplicada já na maternidade ou nos postos de saúde e clínicas particulares no primeiro mês de vida. A vacina BCG do posto, da maternidade ou da clínica particular são exatamente iguais.
A vacina BCG é feita com uma bactéria chamada Bacillus Calmette-Guérin e tem como objetivo prevenir contra as formas graves de tuberculose. Ela é aplicada no braço direito da criança, por via intradérmica (injetável). Alguns dias após a aplicação, forma-se um pequeno carocinho no local que irá abrir (supurar) e eliminar uma secreção branca e sem odor. Após alguns dias, a ferida se fecha e deixa uma pequena cicatriz arredondada no local. Esta reação é normal e demora em média um mês para se completar, mas há casos em que a ferida demora um pouco mais para evoluir, ou mesmo em outros casos, a ferida que já estava fechada pode voltar a abrir e fechar novamente. Se isto acontecer, não se preocupe, isto é normal. Não se deve espremer a lesão e também não se faz curativo no local.
Vacina contra Hepatite B
Esta vacina protege contra a hepatite B, que é causada por um vírus, transmitido pelo contato com sangue e secreções de pessoas contaminadas. A hepatite B, em alguns casos, pode causar uma hepatite crônica, com maior risco de evolução para câncer de fígado. A vacina é injetável e o esquema completo de imunização é composto de três doses, sendo que a primeira dose pode ser aplicada já na maternidade ou durante o primeiro mês de vida. A vacina é aplicada no músculo da coxa do bebê e os efeitos colaterais são raros. Eventualmente, pode ocorrer dor local e febre baixa no mesmo dia e até no dia seguinte à aplicação. A vacina do posto, das clínicas e da maternidades são exatamente iguais.
Como o primeiro mês de vida do bebê envolve muitas novidades, surpresas e noites sem dormir, por uma simples questão de praticidade e comodidade, costumo recomendar que estas duas vacinas sejam aplicada já na maternidade, pois desta forma, o bebê e a mamãe serão poupados de sair de casa no primeiro mês para fazer a vacinação.
Em breve falarei sobre as vacinas contra poliomielite, tríplice bacteriana e rotavírus, aguardem!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...