quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Infecção urinária em crianças



As infecções do trato urinário são relativamente comuns na infância e é muito importante reconhecê-las e tratá-las adequadamente, pois a cura evita a evolução para problemas mais sérios.

A urina normal não contém bactérias, mas as bactérias presentes na pele ao redor dos genitais e do ânus podem subir pela uretra e chegar até a bexiga, onde se instalam e se multiplicam causando a infecção urinária, também chamada de ITU. Na época do uso de fraldas o contato com as fezes pode facilitar a instalação da ITU, por isso a infecção incide mais nas meninas, que têm a uretra mais curta, do que nos meninos. Quando as meninas começam a se limpar sozinhas, é importante que os pais ensinem a maneira correta de fazer a higiene, ou seja, de frente para trás, evitando a contaminação da uretra. Para os meninos que têm fimose verdadeira, a boa higiene também é importante na prevenção da ITU.


Os sinais de ITU nos bebês e crianças até dois anos podem não ser muito claros. Eles podem ter sinais inespecíficos, como febre,vômitos,falta de apetite, podem se tornar mais irritados ou o bebê pode simplesmente ter atraso no seu ganho de peso e estatura. A criança maior pode se queixar de dor na barriga, ou reclamar de ardor para urinar. Às vezes, a criança faz xixi a todo instante e em pequena quantidade. A urina pode apresentar cheiro forte, ou coloração mais escura e turva. Em crianças menores de dois anos, com ITU, é preciso investigar se há alterações no sistema urinário que estejam facilitando a ocorrência de infecções e, nestes casos, pode ser necessário um tratamento específico.

O diagnóstico sempre deve ser confirmado pelo médico com um exame de urina. O exame esclarecerá qual é a bactéria que está causando a infecção, o que é muito importante para definir o tratamento. Quando o rim já foi atingido pelas bactérias, o quadro é mais grave e, geralmente, é necessário se internar a criança.

Para prevenir novas infecções do trato urinário, deve-se orientar a criança a não “segurar” a urina, ensinar às meninas a maneira correta de se limparem de frente para trás e estimular a hidratação, ou seja, ingestão de líquido com freqüência. Estas medidas diminuem a proliferação bacteriana e renovam os mecanismos de defesa no trato urinário.

As infecções do trato urinário, na maioria das crianças, não causam problemas sérios de saúde ou dano renal permanente. Com uma investigação precoce e minuciosa e a introdução do tratamento apropriado, podemos evitar estas conseqüências.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...