domingo, 11 de setembro de 2011

Otites: como elas acontecem

As infecções de ouvido, mais conhecidas como otites, são, na grande maioria das vezes, decorrentes de resfriados que complicam. Mas, como isto acontece? Qual a relação entre o nariz e o ouvido?

Vejam este filme, que ilustra bem o que ocorre:





Entenderam? O nariz se comunica com os ouvidos através da tuba auditiva (Trompa de Eustáquio). Esta comunicação é importante porque é através dela que o ar chega até os ouvidos, permitindo que haja o funcionamento adequado do mecanismo que propicia a audição.

Quando existe um processo infeccioso e aumento de bactérias no nariz, estas bactérias sobem pela tuba auditiva, alcançam o ouvido e lá produzem uma infecção, chamada de otite média aguda. Haverá como consequência a formação de pus em grande quantidade, que abaulará a membrana timpânica causando muita dor. Nesta situação, o tratamento será com antibióticos.

Como vocês podem ver no vídeo, as adenóides, um tecido de defesa que se localiza atrás do nariz, quando infectadas, podem servir como um depósito de bactérias, favorecendo a recorrência das otites. Esta é uma situação que muitas vezes, necessita de cirurgia.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...