sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Saiba um pouco mais sobre a escarlatina



Muitas pessoas se surpreendem com o diagnóstico de escarlatina. Dizem: “Nossa! Pensei que esta doença já estivesse extinta!”


Na verdade, a escarlatina é frequente em nosso meio e, neste ano de 2011, tem sido vista bastante, com quase ”surtos” em algumas escolas.


A escarlatina é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria chamada Streptococos do grupo A, que também causa amigdalites (infecções de garganta). Na escarlatina, a criança tem uma infecção de garganta juntamente com o corpo avermelhado. A língua fica vermelha com aparência de morango. O vermelho do corpo parece uma queimadura de sol e a pele fica áspera como uma lixa. A febre é alta e persistente e a criança fica bem prostrada.


A transmissão se dá através das secreções (gotículas de saliva e secreção nasal) da pessoa infectada e a melhor maneira de evitar se contaminar é não utilizar copos e talheres de um indivíduo doente e manter suas mãos sempre lavadas.

O diagnóstico é clínico, ou seja, o pediatra analisa a história e o exame físico da criança. Quando há dúvida, pode ser solicitado um exame chamado Prova Rápida para Estreptococos, em que é coletado material da garganta com um cotonete, sendo feita a análise em 30 minutos.

O tratamento é feito com antibiótico e após 24 horas do início do mesmo, a criança já não é mais infectante. É importante realizar o tratamento por completo, para não haver complicações ou resistência bacteriana.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...