quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Peniquinho ou redutor de assento: qual comprar?






Na verdade, qualquer um dos dois pode ser utilizado.

Se optado pelo peniquinho, é importante mantê-lo dentro do banheiro. Isso facilita a higienização posterior e também ajuda a criança a associar o banheiro como sendo o local apropriado onde ela deverá fazer suas necessidades. O redutor de assento adaptado no próprio vaso sanitário é mais prático porque a urina e as fezes já caem diretamente no vaso, mas algumas crianças ficam com medo de cair. Por isso é muito importante ficar ao lado da criança. Pode-se aproveitar o momento para conversar com ela ou ler estórias curtas, assim ela vai se sentir mais segura e adquirir autoconfiança neste processo de aprendizado. Além disso, a presença dos pais evita alguns acidentes como a queda ou a manipulação dos dejetos, uma vez, que a criança acha muito interessante o cocô que sai de dentro dela e, às vezes, para desespero dos pais, quer tocá-lo, ou em outras vezes, só quer dar um tchauzinho para o cocô.


Algumas crianças resistem a permanecer um tempinho sentadas e preferem aguardar o momento em que sentem vontade. A “hora do cocô” pode se manifestar após a alimentação, que pode estimular o reflexo da evacuação. Há crianças que preferem ficar sozinhas e até pedem por sua privacidade, apenas chamando quando já tiverem feito cocô.

Já para o xixi, pode-se iniciar o treinamento levando a criança de hora em hora ao banheiro, porque muitas vezes, a criança se distrai nas brincadeiras e não se dá conta de que está com vontade de fazer xixi. Depois, pode-se espaçar de duas em duas horas e assim, aos poucos, vai ficando mais fácil de perceber a freqüência necessária para levar a criança ao banheiro, até que ela mesma consiga dizer que está na hora.


Desta forma, não há nada instintivo sobre usar o peniquinho ou o vaso sanitário. Trata-se de um aprendizado e você pode ajudar seu filho encorajando-o a cada progresso conseguido, sem, contudo, se deixar desanimar com os escapes, que podem acontecer, mesmo quando o hábito parece já estar bem estabelecido.


Durante a estação do verão, que não requer muita roupa, há mais facilidade para o desfraldamento, mas o processo pode se dar em qualquer estação. É também positivo levar as crianças quando for comprar as cuequinhas e calcinhas, de forma que elas possam participar das escolhas.


Cada criança tem o seu tempo para sair das fraldas. A verdade é que a saída das fraldas acontecerá mais cedo ou mais tarde, mas a forma de conduzi-la com carinho e bom humor vai tornar este processo muito mais eficiente, porque paciência e persistência são as chaves do sucesso do desfraldamento.


Existem muitos modelos de peniquinhos e redutores de assento, desde os mais simples e baratinhos, até os mais caros e sofisticados. Escolhi três modelos interessantes, vejam só:


Este é um redutor da First Years. É acolchoado e tem alças para a criança se segurar e ficar mais firme.





Este redutor é da Nuk e tem como grande vantagem ser dobrável e poder ser levado na bolsa para qualquer lugar, para ser utilizado em banheiros fora de casa.



Este peniquinho da Fisher-Price tem o formato de um trono e possui um sensor que, quando a criança consegue usar o peniquinho, toca uma melodia como recompensa. O assento pode ser destacado e ser utilizado como redutor de assento. Realmente é um luxo!














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...