domingo, 4 de setembro de 2011

Natação para crianças: quando começar?




Se um bebê for solto na água e afundar, ele poderá em 10 segundos inalar água suficiente para se afogar. Se uma criança beber água da piscina em quantidade muito grande, poderá haver um prejuízo para o balanço de sais no organismo, com possíveis conseqüências graves, como convulsões.


A Academia Americana de Pediatria (AAP), até o ano de 2010, não recomendava aulas de natação para crianças menores de quatro anos. Os motivos para este posicionamento eram a falta de dados que comprovassem que aulas de natação para crianças até quatro anos diminuiriam a freqüência de afogamentos, a falsa sensação de segurança que os pais tinham pelo fato de seus filhos fazerem aulas de natação e a evidência de que iniciar aulas de natação cedo não facilitaria o aprendizado deste esporte no momento adequado. Além disto, as aulas de natação poderiam trazer uma diminuição do medo da água nas crianças, encorajando as mesmas a entrarem na água sem supervisão.

Em 2010, entretanto, dois estudos fizeram a AAP rever sua recomendação e concluir que crianças de um a quatro anos que tiveram aulas de natação apresentaram uma redução no risco de se afogarem. Com isto, a nova recomendação da AAP diz que crianças a partir de um ano já podem se beneficiar do aprendizado da natação. Porém, nem todas as crianças de um a quatro anos devem obrigatoriamente fazer este esporte, pois para isto é necessário que haja desenvolvimento físico e emocional adequado, além de se considerarem os riscos decorrentes da exposição a produtos químicos e a agentes infecciosos na água da piscina. Cada criança deve ser analisada em particular e os pais e pediatras devem escolher o melhor momento para começar.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...