domingo, 5 de junho de 2011

Ergonomia para crianças


Neste mundo cheio de atrações tecnológicas, é muito comum ver crianças que, já na primeira infância, estão mexendo com muita familiaridade em computadores, videogames e afins. É impressionante observar o fascínio que estes aparelhos exercem sobre as crianças e claro, sobre os adultos também. Eu confesso que também sou fascinada por estes aparelhinhos... Mas há o outro lado da moeda, pois são cada vez mais freqüentes as lesões nos olhos, mãos, punhos, costas e coluna vertebral causadas pelo mau uso ou pelo uso exagerado do computador.

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: “ergon” que significa trabalho e “nomos” que significa “leis”. Ergonomia seria a ciência que descreve a adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem. Em outras palavras, a tarefa deve se adaptar ao homem e não o contrário.

Oferecer às crianças condições ergonômicas para o uso do computador, previne o aparecimento de lesões e também desperta o interesse pelos bons hábitos e pela ergonomia desde cedo.

Algumas dicas ergonômicas para o uso do computador:


  • O monitor deve ficar na altura dos olhos da criança ou um pouco abaixo da linha dos olhos. Se não for possível abaixar o monitor, podemos elevar o assento usando uma almofada ou travesseiro.

  • As costas devem ficar bem apoiadas. Se necessário, podemos usar almofadas ou um travesseiro nas costas da criança.

  • Os joelhos devem estar em posição neutra, num ângulo de 90º a 120º e os pés não devem ficar soltos no ar, pois isto prejudica o equilíbrio e a circulação sanguínea das pernas. Podemos usar uma caixa, listas telefônicas ou um banquinho para apoiar os pés.

  • Os cotovelos devem ficar em um ângulo de 90º a 120º e os punhos devem estar posicionados na mesma linha do antebraço, ou seja, sem forçar o punho para cima ou para baixo.

  • O “mouse” deve ficar próximo ao teclado para que a criança não tenha que esticar o braço para utilizá-lo. Para as mãos pequenas, é melhor usar “mouses” pequenos, pois são mais confortáveis e ergonômicos.

  • A iluminação do ambiente deve ser adequada para não forçar a visão e o monitor não deve ter muito brilho. Caso seja necessário, use telas próprias para reduzir o brilho do monitor.

  • Uma boa hidratação é fundamental. Estimule a criança a tomar muita água durante o dia. É importante lembrar que refrigerantes e sucos muito doces não substituem a água.

  • Limite o tempo que a criança permanece na frente do computador. O ideal é fazer uma pausa a cada 30 minutos.


E, o mais importante, brinque muito com o seu filho pois, além de evitar o uso exagerado do computador, você promoverá a saúde mental e emocional de sua família.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...