quinta-feira, 30 de junho de 2011

Suplementação de Vitaminas na infância


Muito comumente os pais, preocupados com o bom desenvolvimento de seus filhos, trazem ao consultório pediátrico dúvidas sobre a necessidade de suplementação vitamínica.

É importante lembrar que na alimentação encontramos a grande maioria das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Em algumas fases da vida, contudo, a suplementação com algumas vitaminas pode ser necessária.

Logo após o nascimento, os bebês recebem uma injeção de vitamina K. Esta vitamina é muito importante para o processo de coagulação, evitando as hemorragias no período neonatal. A vitamina K é aplicada na maternidade ainda na sala de parto. .

A Vitamina D é também indicada desde cedo. Ela é uma vitamina essencial para que as crianças tenham ossos e dentes fortes, pois regulam a absorção de minerais como o cálcio. Sua fonte provém dos raios solares incidindo na pele e estimulando a produção de vitamina D. Como nem sempre o banho de sol é possível como rotina diária e o uso de protetor solar se faz necessário, suplementamos a Vitamina D através de gotinhas diárias até os dois anos de vida.

A vitamina A ajuda no desenvolvimento da visão da criança e na integridade da pele e, para facilitar o seu uso na administração diária, está associada com a vitamina D.

Demais vitaminas como a vitamina C, vitamine E e as vitaminas do complexo B, além do ferro e outros micros elementos são fornecidas na alimentação, desde o leite materno, passando pelo suco de frutas naturais, papa de frutas e papa de legumes, verduras e proteína animal.

Algumas outras situações particulares, como fase de crescimento rápido, fase da adolescência, época de menarca nas meninas (início da menstruação), fase de convalescença de alguma enfermidade crônica, hábitos familiares estritamente vegetarianos, entre outras circunstâncias, podem exigir uma suplementação vitamínica. Nestes casos, é o pediatra quem prescreve e orienta quanto à forma e o tempo de uso, pois já se sabe que a suplementação além do necessário pode levar a distúrbios de hipervitaminose, com conseqüências para a saúde.

Por fim, uma modalidade de vitaminas mastigáveis surgiu há alguns anos no exterior e vem chegando também no Brasil. Elas têm cor, aroma, formato e sabor que agradam as crianças e por isso, os pais se sentem estimulados a adquirirem estas vitaminas, mesmo sem orientação médica.

Mais uma vez, vale reforçar que a alimentação balanceada tem os elementos necessários para um bom desenvolvimento da criança e apenas em algumas situações identificadas pelo pediatra, a suplementação vitamínica tem indicação.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...