domingo, 19 de junho de 2011

O poder da música

As mães ao longo dos tempos e nas mais diferentes culturas cantaram e até hoje cantam canções de ninar para seus filhos, embalando as crianças para acalmá-las. A música pode não ser essencial para nossa sobrevivência, mas, por motivos ainda desconhecidos, nosso cérebro responde à música de forma surpreendente.
Quando a música entra no sistema nervoso central através do nervo auditivo, a maior parte do estímulo é processada no cérebro. Porém, uma parte deste estímulo auditivo atua direto nos nervos motores na medula espinhal. Isto permite aos nossos músculos se moverem no ritmo sem termos que pensar sobre isto. Quer um exemplo? Você nunca se pegou batendo o pé no ritmo de uma música, mesmo que esteja realizando outra tarefa? Ou cantarolando uma música enquanto anda e, sem querer, perceber que está acompanhando o ritmo da música?


Os pais sabem que é natural para as crianças dançarem e cantarem bem cedo. Muitos já começam a dançar antes mesmo de “assoprar a primeira velinha”!
Vocês já viram o bebê dançando ao ritmo de Beyonce? Veja o vídeo:







Em certa ocasião eu estava com meu filho em uma livraria para ouvir uma contadora de histórias. Juntas estavam umas 30 crianças, pulando, gritando, rindo e chorando ao mesmo tempo. Eu pensei: “Vai ser uma missão impossível chamar a atenção de todos juntos...” Pois bem, a contadora de história (Chiara Terra, ótima profissional), começou a cantarolar em voz alta, como se fosse o canto de uma sereia. Impressionante! As crianças ficaram paralisadas olhando para ela, como se fosse uma mágica! E eu, lógico, paralisei junto, de ver o poder da música sobre os pequenos. Quer um exemplo deste poder?

Veja o vídeo do bebê ao som do reggae:






Utilize a música no dia a dia com seus pequenos. Cante e dance com seus filhos. No mínimo, seu dia vai ficar mais alegre.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...