quinta-feira, 9 de junho de 2011

O peso das mochilas escolares






Enquanto nossos filhos são pequenos, conseguimos fazê-los usar as mochilas de rodinhas. Em geral, nesta fase, a quantidade de material não é tão grande. Porém,quando eles crescem, não querem mais usar as tais mochilas e, como se fosse uma atitude que os diferenciassem dos pequenos, passam a utilizar as mochilas nas costas. Ao mesmo tempo, para piorar as coisas, a quantidade de material que é transportado aumenta muito. Infelizmente, nem todas as escolas possuem armários individuais, para evitar o transporte diário de tamanho peso.

Carregar nas costas um peso muito grande pode causar tensão muscular no pescoço e nos ombros. Com isto, haverá uma tendência a compensação, causando uma distorção nas curvaturas naturais do meio da coluna e da região lombar, além de um arredondamento dos ombros. Se, além disto, a mochila for carregada apenas em um dos ombros, haverá uma tensão muscular grande para compensar o peso desigual. Com isto, a coluna vertebral se curvará para o lado oposto, sobrecarregando os músculos do meio das costas, das costelas e da região lombar. O peso também pode puxar a musculatura do pescoço, causando dor de cabeça, dos no pescoço e dor no braço.

Um estudo recente realizado na Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, conseguiu mostrar com exames de ressonância magnética, a compressão causada nos discos intervertebrais ( que são uma espécie de coxim entre os ossos que formam a coluna). Principalmente na parte mais baixa da coluna, a altura dos discos se torna bem menor, refletindo a grande compressão sofrida, piorando conforme o aumento da carga e correspondendo à queixa de dor.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que se utilize o limite de 10% a 15% do peso corporal para ser carregado nas mochilas. A partir deste peso, a carga imposta sobre a coluna poderá desencadear dores nas costas. Portanto, uma criança de 30 kg, deveria carregar de 3 kg a 4,5 kg no máximo. E, em hipótese alguma, levar a mochila em um ombro só.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...